Como profissionais de diferentes áreas podem se beneficiar com o Coworking
É notável que os espaços de coworking vêm se multiplicando cada vez mais. Mas será que qualquer profissional pode utilizar esses espaços? Qual o benefício que você, como profissional liberal, terá em utilizar um espaço coworking?
A maioria dos espaços de coworking está nas capitais. Porém, isso não é uma regra. Este conceito já começa a se difundir no interior, aumentando a procura de diversos profissionais por esse modelo de local de trabalho.
Aumenta, também o tipo de motivação por essa busca, que antes restringia-se à diminuição custos.
Por que coworking?
O que faz os profissionais buscarem os espaços de coworking, além do baixo custo, é a possibilidade de interação na própria com outros profissionais, ampliando a convivência com o público e possíveis novos clientes e parceiros.
Com a diversidade dos profissionais que podem ser encontrados dentro de um espaço de coworking, as possibilidades de surgirem negócios entre seus membros aumenta, sendo criada uma verdadeira rede de relacionamentos.
Profissionais de praticamente todas as profissões podem se beneficiar com a contratação de um coworking. A seguir, vamos citar algumas.
Quais profissionais poderiam atuar nos coworkings?
Não é necessário que uma sala seja dividida por profissionais de um mesmo nicho, desde que haja condições para essa interação. Há coworkings estruturados para engenheiros, ou para algumas áreas de saúde, ou mesmo para informática.
Exitem também coworkings que têm uma estrutura que atende diversos tipos de profissionais, sem que as áreas tenham alguma correspondência, que é o caso do Easily Work. Um advogado pode, por exemplo, dividir a sala com um psicólogo, sem que haja prejuízo no atendimento para nenhum dos profissionais.
Veja os benefícios do coworking para algumas profissões!
Advogados
Os advogados necessitam de um local confortável e reservado para atender seus clientes. Caso atendam a esses requisitos, o coworking para esses profissionais é uma ótima opção, pois a possibilidade do networking, mencionado anteriormente, amplia a possibilidade de prospecção de clientes.
Como há advogados especialistas em diversas áreas, o convívio torna-se ainda mais interessante, pois proporcionará a troca de conhecimentos e de vivências.
Outro ponto favorável é que os advogados precisam se ausentar do escritório para a inúmeras idas aos fóruns. Há, nesses casos uma solidariedade e cooperatividade entre os profissionais que ocupam o mesmo espaço.
Coworking para publicitários
Os publicitários trabalham, principalmente, com sua criatividade. Por isso, o coworking pode ser uma opção que tornará seu trabalho mais produtivo, agradável e rentável.
Os profissionais da publicidade, quando estimulados, produzem mais e melhor. Um ambiente de coworking que possa auxiliar a interação desses profissionais, funcionará como uma verdadeira empresa publicitária no que tange a criação, inovação e produção de ideias. Isso, sem contar, no ganho de conhecimento que cada profissional terá ao interagir com outros profissionais da área.
Os insights, muitas vezes, ocorrem em conversas e trocas de experiências. Até mesmo grandes profissionais relatam que experiências em grupos produzem trabalhos incríveis.
Coworking para psicólogos
Os psicólogos não precisam de muitos materiais de trabalho, o que possibilita dividir um espaço, tornando o custo de manutenção muito menor do que terem um escritório exclusivo.
O valor economizado na manutenção, poderá ser revertido no aprimoramento pessoal, com cursos de especialização. O profissional ainda poderá atender em várias regiões diferentes, ampliando a clientela e seus ganhos.
Coworking para arquitetos
Com a estrutura pronta e o convívio com profissionais experientes, criam-se oportunidades ímpares para o desenvolvimento de um bom profissional. Os profissionais que estão acostumados a trabalhar nos ambientes de coworking, não costumam enxergar um ao outro como concorrentes. O que ocorre geralmente, é agirem em parceria, auxiliando-se mutuamente.
O crescimento, tanto pessoal como profissional, é relatado por arquitetos que passam por essa experiência. Muitos escolhem espaços de coworking no início da carreira, visando uma economia de custos e, quando estabilizados não partem para escritórios individuais, devido ao ganho que tiveram com a interação e com a troca de vivências.
Há possibilidades, também, de se formarem parcerias de trabalhos, o que amplia os horizontes e faz surgirem novas estratégias e novos formatos de prestação de serviço.
Profissionais Home Office
Trabalhar em casa traz muitos benefícios e comodidade. Porém, há momentos que a interação se torna necessária e imprescindível. Nessas horas, em que a solidão precisa ser deixada de lado, os coworkings são uma excelente opção.
O convívio com outras pessoas, as conversas criativas e o conhecimento de novas ideias fazem-se necessário para todos os profissionais.
São vários os ramos de atuação onde podem ser encontrados profissionais que atuam em home-office. Este formato, apesar de apresentar várias vantagens, como não haver a necessidade de deslocamento e poder estar presente caso haja alguma emergência com um familiar, exige muita disciplina.
Por isso, trabalhar em um coworking pode ser uma boa opção para quem não resiste a uma soneca após o almoço, ou ao chamado da poltrona e do controle remoto.
O networking, como nas profissões citadas acima, também é uma vantagem. Seja você um profissional contratado, um freelancer, um empreendedor ou um profissional liberal que atua em home office, considere a contratação de um coworking.
Como você pode ver, o coworking pode atender as necessidades de profissionais de diferentes perfis, trazendo benefícios semelhantes a todos eles.
Mas você deve ter atenção na hora de contratar um coworking, certificando-se de que ele atende a todas as suas necessidades.
E você, pronto para começar a trabalhar em um espaço de coworking? Para saber mais sobre este modelo de escritórios, não deixe de assinar nossa newsletter!