Conheça o perfil dos profissionais que mais procuram os espaços de coworking
Os espaços de coworking já são uma realidade bem presente na vida de muitos profissionais. Com o crescimento do trabalho remoto, e aumento do número de pessoas abrindo seus próprios negócios, os espaços de coworking mostram ser uma opção barata e vantajosa para os mais variados profissionais.
Estes espaços costumam oferecer uma estrutura completa, que atendem as mais diversas demandas. Desde o profissional que apenas procura um lugar para fazer o seu trabalho home office, até grandes empresas em busca de um espaço econômico, mas que atenda a todas as suas necessidades.
Neste artigo, você irá conhecer quais são os perfis de profissionais que mais buscam os espaços de coworking.
Profissionais Liberais
Neste perfil se encaixam profissionais que atuam nas mais variadas áreas. Advogados, profissionais de T.I., web designers, engenheiros, enfim, profissionais das mais variadas áreas de atuação, podem encontrar nos espaços de coworking uma estrutura que atende suas necessidades, sem gastar muito.
Um profissional destas áreas que queira abrir seu escritório próprio, precisará alugar um imóvel, e gastará com reforma, estrutura, água, luz, internet, além de ter que permanecer no local por um prazo mínimo.
Se desejar se mudar para outro local, precisará pagar uma multa de rescisão de contrato do aluguel, e correrá o risco de seu mobiliário não se encaixar no novo espaço.
No coworking, estes profissionais podem optar por um espaço de trabalho já montado, onde poderá registrar seu endereço comercial e fiscal, além de ter as despesas de estrutura todas inclusas no pacote.
Poderá atender seus clientes neste espaço, e trabalhar em seus projetos, além de conhecer potenciais clientes no próprio coworking.
Empreendedores e CEOs de Startups
Este perfil é formado principalmente por empreendedores que atuam na área de tecnologia. Possuem equipes enxutas e seus negócios se encontram ainda em estágios iniciais.
Isso justifica a procura por espaços de coworking. Além das vantagens expostas acima, estes empreendedores podem realizar suas constantes reuniões nas salas destinadas para este fim.
A grande vantagem para quem faz parte deste perfil é o networking. Para quem está buscando crescimento, é fundamental encontrar parcerias. Os espaços de coworking possuem uma estrutura que facilita esta prática, muitos deles possuindo áreas de convivência, onde profissionais de diversas áreas se conhecem. Alguns ainda oferecem eventos, como palestras, workshops e happy hours.
Nômades Digitais
Os profissionais mostrados nos perfis anteriores se encaixam nesta categoria. A diferença é que o nômade digital costuma não se prender a um local fixo, além de viajar bastante.
Por não precisarem de um espaço permanente para desempenhares suas atividades, os nômades digitais podem se beneficiar e muito com a contratação dos espaços de coworking.
A flexibilidade oferecida pelos espaços de coworking é um grande atrativo para as pessoas que trabalham desta forma. Para elas, muitas vezes, ter um local com internet já é suficiente. Se o espaço conseguir oferecer serviço de qualidade a um preço acessível, se tornará o lugar perfeito para o nômade digital trabalhar.
Empresas de Pequeno, Médio e Grande Porte
Uma empresa que quer instalar sua filial em um local estratégico, e procura uma solução prática para isso, se beneficiará com a contratação de um espaço de coworking.
Neles, é possível encontrar salas privativas de todos os tamanhos, além de salas de reuniões, e até espaços build-to-suit, ou seja, um espaço preparado para atender às necessidades específicas de determinada empresa.
Além disso, é uma forma de se instalar em endereços importantes sem gastar muito.
Melhor alternativa para cada perfil em um coworking
Como cada perfil demanda necessidades diferentes, existem espaços que se encaixam melhor para uns do que para outros.
Quais serviços oferecidos pelos espaços de coworking se enquadram em cada perfil?
Estações de trabalho
Em um escritório compartilhado você encontrará as chamadas estações de trabalho. Geralmente dispostas uma ao lado da outra, facilitam a aproximação com outros profissionais.
Não costumam ser fixas, ou seja, você pode trabalhar em uma estação diferente a cada dia.
Nômades digitais encontram aqui uma boa alternativa para trabalhar. No caso dos profissionais liberais e empreendedores de startups, se não tiverem a necessidade de receber clientes, podem aproveitar este tipo de estrutura para trabalhar e fazer seu networking.
Salas privativas
A contratação de uma sala privativa pode ser ideal para o profissional que precisa atender a clientes com privacidade. Constituídas para atender a partir de duas pessoas, podem variar bastante de tamanho, e atender desde o profissional liberal até grandes empresas.
Uma equipe inteira de trabalho pode trabalhar em uma sala privativa, não havendo aí a necessidade de contratar salas de reuniões para seus encontros.
Salas de reuniões
Também variam muito de tamanho, e podem atender a diversas necessidades. Clientes de todos os perfis podem se beneficiar da utilização das salas de reuniões.
Muitos espaços de coworking costumam oferecer uma quantidade de horas mensais gratuitas para os contratantes de outros serviços, como as estações de trabalho por exemplo. Sendo assim, o profissional pode trabalhar em sua estação, e quando houver a necessidade, pode requisitar a utilização de uma das salas de reuniões.
Salas build-to-suit
Por serem alternativas mais caras, as salas build-to-suit costumam ser procuradas por empresas que já tenham um bom faturamento. Essas salas se caracterizam pela possibilidade de personalização, para que seu contratante tenha suas necessidades específicas atendidas.
Como você pode ver, são vários os perfis de profissionais que procuram os espaços de coworking. Esses profissionais costumam encontrar nesses espaços soluções que os permitem trabalhar com tranquilidade, e de forma econômica.
Para se manter informado sobre como contratar e trabalhar em um coworking, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu e-mail.