Coworking: saiba o que é e conheça suas vantagens
Existe hoje uma tendência crescente de se realizar o trabalho de forma remota, o que é um prato cheio para quem não quer passar o dia todo longe da família, ou ter que enfrentar horas de trânsito.
O problema é que, para algumas pessoas, é difícil manter o foco quando estão trabalhando em casa. Distrações como TV, cachorro, comportamento dos filhos, podem fazer com que o desempenho no trabalho seja prejudicado.
Tanto para quem tem dificuldade de manter a concentração ao trabalhar remotamente, quanto para quem precisa de um lugar para atender seus clientes, uma boa opção é procurar um espaço de coworking.
Mas o que é o coworking? Quais são suas vantagens? Confira tudo isso neste artigo!
O que é Coworking?
O Coworking é um espaço de trabalho compartilhado, utilizado por profissionais de diversas áreas que veem neste sistema uma alternativa ao trabalho em casa ou ao aluguel de um escritório próprio.
É procurado por um público amplo, que vai desde empreendedores e startups, a profissionais liberais que buscam, além de um espaço de trabalho, mais credibilidade ao possuir um endereço comercial para atender seus clientes.
Grandes empresas também costumam contratar os serviços oferecidos por estes espaços, com o objetivo de reduzir custos.
O que é oferecido nos espaços de Coworking?
Geralmente, os espaços de coworking oferecem algumas opções de planos, que variam de acordo com a necessidade do cliente.
Você encontra desde o escritório virtual, onde o contratante recebe um domicílio fiscal, endereço comercial e serviço de atendimento telefônico, aos escritórios build-to-suit, que são espaços privativos customizados de acordo com as necessidades do cliente.
Conheça um pouco mais sobre cada opção:
- Escritório Virtual: Como dito anteriormente, esta opção costuma oferecer serviços como domicílio fiscal, endereço comercial, atendimento telefônico, além de uma quantidade horas mensais para a utilização de salas de reunião. Seus contratantes costumam ser profissionais liberais e empreendedores com negócios em sua fase inicial. É uma boa opção para quem não precisa de um espaço físico todos os dias para trabalhar;
- Escritórios Compartilhados: É o tipo de serviço procurado em um coworking. Consiste em um espaço de trabalho amplo, onde o contratante pode utilizar uma estação de trabalho e a estrutura oferecida pela empresa. Além da estação de trabalho, costumam incluir
Wi-Fi, café, água, vestiário, serviços de impressão, armário, além dos serviços oferecidos pelos escritórios virtuais. Seus clientes costumam ser freelancers, profissionais liberais, donos de microempresas e startups.
- Salas Privativas: Geralmente são oferecidas como parte de outros planos, onde o contratante tem direito a uma quantidade de horas mensais para utilização. Também podem ser contratadas por equipes que precisam de um espaço privativo para trabalharem em seus projetos. Costuma variar bastante tanto em tamanho quanto no público a quem atende.
- Salas Comerciais: São escritórios privativos onde o contratante geralmente já conta com uma certa estrutura como mobiliário e armários, além dos serviços oferecidos pelo espaço de coworking. O preço do aluguel também costuma ser mais em conta, se comparado ao aluguel de um escritório comum.
- Escritórios Build-to-Suit: São espaços contratados por empresas que necessitam de um escritório feito sob medida para atender a todas suas necessidades. Geralmente procurados por empresas de maior porte.
Como pode ver, as opções para quem quer contratar um coworking são muitas. Mas quais são as vantagens de contratar espaços como estes para trabalhar? A seguir, vamos conhecer algumas delas.
Quais são as vantagens de se trabalhar em um Coworking?
Quem opta por contratar um espaço de coworking, procura mais do que apenas um local para trabalhar. E geralmente o que é encontrado por quem contrata um serviço desses pode ser resumido em uma palavra: praticidade.
Conheça algumas vantagens que um espaço de coworking oferece.
Custos reduzidos
Os espaços de coworking costumam custar menos do que se você fosse alugar um espaço próprio. Além disso, oferece diversos serviços, que seriam despesas para você, caso optasse pelo seu próprio escritório.
Entre os serviços oferecidos estão: Wi-Fi, café e água à vontade, serviço de limpeza, ar condicionado e mobiliário. Alguns espaços oferecem ainda estacionamento, armário e impressão.
Com tudo isso, além de economizar com aluguel, você reduz e muito suas despesas.
Flexibilidade
Ao mesmo tempo em que é oferecida uma grande variedade de serviços, você pode customizá-los de acordo com suas necessidades. As salas de reunião por exemplo, podem ser alugadas por hora, e geralmente com um preço menor para quem já possui algum dos planos de utilização do coworking.
Estrutura que facilita o networking
A maneira como é constituído o coworking facilita a interação entre as pessoas. No caso dos escritórios compartilhados, as estações de trabalho geralmente são ao lado uma da outra, além disso são móveis, ou seja, se você quiser, pode trabalhar cada dia em uma estação diferente. Isso possibilita você a conhecer pessoas diferentes a cada dia.
Os espaços de coworking também costumam contar com varandas, espaços lounge, salas de convivência, e alguns são até pet-friendly, ou seja, você pode levar seu animal de estimação para o trabalho.
Esses são fatores que facilitam a interação entre as pessoas, que acabam se conhecendo e aumentando suas redes de contatos e negócios.
Eventos
Muitos espaços de coworking promovem eventos como workshops, cursos, palestras e happy hours. Esta prática, além de contribuir com a interação entre os membros, ajuda-os a adquirir conhecimento que pode ser útil ao seu negócio.
Menor burocracia para o empresário
Além dos custos mencionados anteriormente, o processo de abrir um escritório pode ser bem demorado, além de “prender” a empresa em um contrato que exige um tempo mínimo de locação.
Em um espaço de coworking todo esse processo ocorre com uma agilidade muito maior.
Mais credibilidade para o profissional liberal
É muito comum encontrarmos profissionais de diversas áreas atendendo a clientes em cafeterias. Não que isso seja algo ruim, mas quando você possui um espaço próprio, seu cliente passa a enxerga-lo de outra forma. Você passa uma imagem mais profissional.
Mais foco
Para quem não tem costume de trabalhar em casa, esta pode ser uma atividade bem difícil, pois a disciplina exigida é muito maior. Por mais que você tenha seu escritório em casa, você continua muito perto das distrações.
Em um espaço de coworking, as chances de sua produtividade aumentar são maiores, pois você estará em um local que é destinado para o trabalho.
Ou seja…
Os espaços de coworking são uma realidade na sociedade atual, e uma ótima opção para quem busca praticidade, baixo custo e agilidade, além da ampliação de sua rede de relacionamentos.
Se você estava à procura de um local para estabelecer seu escritório, considere a opção de contratar um espaço de coworking. Provavelmente, com o valor que você iria gastar na montagem de seu escritório, você pode encontrar um espaço de coworking em um endereço que, colocado em seu cartão de visitas, chamará muito mais a atenção.
Se você quer saber mais sobre as possibilidades que um espaço de coworking pode oferecer a você, assine nossa newsletter, para se manter atualizado e receber nossos conteúdos em seu e-mail.